5 tipos de eventos empresariais que você precisa conhecer!

O sucesso de uma empresa requer a interação e o engajamento de toda a equipe, além do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos por todos os colaboradores. Para que isso aconteça, de fato, devem ser organizadas reuniões e atos em que essas questões sejam discutidas e aprimoradas. Nesse sentido, existem vários tipos de eventos empresariais.

Engana-se quem pensa que todo encontro empresarial é igual. Pelo contrário, cada um é direcionado para um objetivo específico e adota uma metodologia própria. Por isso, é importante conhecer o objetivo da companhia e o perfil de cada evento antes de começar a organizá-lo.

Neste artigo, você vai entender melhor quais são os tipos de eventos empresariais e a sua importância. Dessa forma, poderá decidir qual é o melhor para a sua empresa. Confira!

1. Congresso

Esse evento consiste na reunião de vários profissionais de um mesmo ramo ou de empresas e organizações durante um período determinado, que pode ser desde um dia até uma semana ou mais.

Ele tem por objetivo debater assuntos em comum e que sejam de interesse das partes envolvidas presentes, ou seja, propagar o conhecimento científico e cultural. Desse modo, o intuito pode ser fornecer informações, debater tendências e novos experimentos, aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema, educar e treinar os colaboradores ou, até mesmo, prestar as contas devidas.

Os congressos podem, inclusive, ter caráter internacional, ou seja, pode haver a presença de figuras estrangeiras. Além disso, esse tipo de reunião corporativa pode envolver diversos tipos de atividades internas, incluindo mesa redonda, palestras, simpósios, debates, dentre outros.

2. Convenção

A convenção promove a interação e a integração dos profissionais junto à empresa em que trabalham por meio da realização de atividades coletivas. Nesse tipo de evento, são desenvolvidas atividades que ajudam no engajamento dos colaboradores, mas há uma participação mais intensa e sólida, com o intuito de informá-los e motivá-los.

É muito comum acontecer entre a equipe de marketing e de venda e são utilizadas ações em prol de interesses comuns. Além disso, essas reuniões são organizadas com o fim de promover a participação de representantes de classes trabalhistas, com a definição do piso salarial e de benefícios dos vínculos de trabalho.

3. Conferência

Esse tipo de evento visa a gerar debates entre os participantes. Os oradores presentes são responsáveis por falar sobre o assunto e expor as suas opiniões sobre determinado tema, conduzidas pelo conferencista, o presidente da mesa.

O objetivo é ampliar o conhecimento por meio da abordagem de diferentes visões e experiências de especialistas em uma determinada área e motivar os profissionais.

4. Curso

O objetivo é ensinar algo novo aos funcionários e transmitir, reciclar ou aprimorar os conhecimentos sobre um assunto profissional, podendo ter curta, média ou longa duração. Nesse sentido, são direcionados mais à parte teórica do que à prática.

5. Workshop

O workshop tem como foco mais a questão prática do que a teoria, ou seja, adota um caráter de oficina. Ele tem por objetivo a interação intensiva entre os participantes. Inicialmente, é feita uma exposição do conteúdo que será exposto e, após, há uma discussão e uma prática entre os grupos presentes. A metodologia pode envolver pequenos grupos e adotar um mediador, por exemplo.

Como você pôde perceber, esses são apenas alguns tipos de eventos empresariais que podem ser adotados com o objetivo de aprimorar e melhorar os serviços e operações em um empreendimento.

A propósito, nada melhor do que organizar esses eventos e, como bônus, oferecer massagens para os convidados, não acha? Então, confira os motivos para presentear os funcionários com esse mimo!

Converse conosco e saiba mais como tornar o seu evento mais agradável

2019-05-07T11:18:17+00:00