Conseguir patrocínio para eventos é uma tarefa que exige bastante dedicação. Afinal, contar com um nome de peso na organização faz muita diferença no sucesso do trabalho. O grande segredo, nesse caso, está em conhecer a fundo as vantagens de embarcar no seu projeto e saber argumentar.
Ao deixar claro quais são os benefícios para ambos os lados, torna-se mais simples receber respostas positivas em curto prazo. Assim, o evento ganha um ar profissional e ainda impressiona os convidados por conta da ligação com uma empresa renomada no mercado.
Quer saber mais? Vamos mostrar como conseguir patrocínio para eventos com dicas essenciais. Acompanhe!
1. Prepare uma lista
Antes de tudo, torna-se necessário selecionar as empresas que podem patrocinar o seu evento. Sem ter os nomes organizados em uma lista, você acaba perdendo tempo por bater em portas erradas. Dessa forma, faça uma pesquisa antecipadamente para saber quais são os segmentos que mais se encaixam com a proposta do projeto.
O objetivo, aqui, gira em torno de encontrar os melhores argumentos, ganhar tempo e aumentar as chances de ter retornos positivos. Veja, a seguir, alguns critérios que devem ser avaliados no momento de fazer a cotação:
- estude a política interna da empresa;
- escolha marcas com boa reputação;
- busque alinhar os princípios;
- escolha marcas já consolidadas;
- procure por empresas que participam com frequência desse tipo de ação.
2. Saiba como fazer a abordagem
A forma como você entra em contato com o potencial patrocinador faz toda a diferença na resposta. Caso a abordagem não seja adequada, seu projeto acaba por ficar jogado de lado sem receber nenhum tipo de atenção.
Por conta disso, ao ter em mãos informações sobre as marcas no processo de pesquisa, fica mais simples saber exatamente o que falar no momento de ter a primeira conversa e conduzir todas as etapas até o fechamento do patrocínio.
3. Faça apresentações aos potenciais patrocinadores
Dificilmente, conseguimos uma resposta positiva apenas conversando. Em uma situação decisiva como essa, torna-se essencial montar um projeto cheio de embasamento que mostre as vantagens de associar a marca ao seu evento.
O processo deve ser o menos invasivo possível diante da pesquisa prévia, que funciona como um verdadeiro filtro na hora de selecionar as marcas interessadas. Use todo o seu conhecimento sobre a proposta e apresente sua empresa como uma espécie de currículo que torne a proposta praticamente irrecusável.
4. Mostre os diferenciais
Uma marca tende a ficar interessada em patrocinar eventos quando coloca na ponta do lápis as vantagens que pode levar. Dê exemplos de parcerias bem-sucedidas e priorize as vantagens que só esse tipo de projeto entrega.
Mostre também quais são os benefícios de aparecer diante do público presente para que o responsável pela avaliação compreenda que o dinheiro aplicado se trata de um bom investimento.
Ao investir em divulgação para essa parcela de audiência, você precisa reforçar os elos entre a marca e os participantes. Assim, em meio a um processo de organização adequado, o patrocinador pode dobrar a aposta e seguir de forma fixa em próximas oportunidades.
Pronto! Agora, você já sabe como conseguir patrocínio para eventos. O mais importante é respeitar sempre o tempo das pessoas com quem for conversar e ter todo o projeto alinhado com disciplina. Só assim, será possível encaminhar um pitch que tenha um grande impacto inicial para conquistar o interesse em seguir com o trabalho.
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