O que é clima organizacional e como otimizá-lo na empresa?

Em uma organização, o ambiente de trabalho influencia muito na evolução empresarial. No entanto, é muito comum encontrar colaboradores que desempenham suas funções diárias sob tensão ou tendo a sensação de que não são reconhecidos.

Tudo isso afeta negativamente o desempenho dos trabalhadores e, por consequência, a empresa, pois o clima se torna pesado, cansativo e desgastado.

Tendo em mente que o segredo para o sucesso e o fracasso dos negócios está dentro da própria organização, preparamos este conteúdo para explicar o que é clima organizacional e como otimizá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é a analise coletiva da equipe laborativa, ou seja, a visão e os sentimentos que os funcionários têm em relação à empresa. Para isso, são levados em consideração os pensamentos, sensações e as atitudes dos colaboradores como um todo.

Esse clima influencia na motivação, na satisfação e no prazer de fazer parte de uma determinada companhia. Por isso, locais de trabalho com baixos índices de qualidade nesse sentido acabam reduzindo o entusiasmo de suas equipes e, consequentemente, a vontade de trabalhar.

Como otimizar o clima organizacional no seu negócio?

O primeiro passo para melhorar o clima organizacional é fazer uma pesquisa de campo, ou seja, fazer um levantamento junto aos funcionários sobre os principais problemas da empresa e as possíveis soluções para contorná-los, potencializando a aproximação com os colaboradores.

Após a pesquisa, o proposito é oferecer futuras condições de trabalho mais agradáveis, que contribuam com a motivação dos trabalhadores e, consequentemente, o desenvolvimento da empresa.

Uma vez diagnosticados os problemas por meio da pesquisa, chega o momento de experimentar mudanças organizacionais, implementando novas estruturas e valores. Aqui, vamos listar alguns dos contratempos mais comuns da rotina corporativa e, a partir daí, apresentar possíveis melhorias. Confira a seguir!

A equipe está exausta das atividades diárias

Para essa situação, sugerimos um ambiente de descanso, voltado apenas ao relaxamento dos colaboradores, com salas adaptadas para que todos tenham acesso a massagens ou possam tirar um cochilo após o horário de trabalho ou no intervalo das refeições.

Os trabalhadores apresentam muitas divergências e desentendimentos entre si

Casos assim ocorrem devido à competição na empresa. Então, o objetivo é eliminar esse motivo dos conflitos e aumentar a integração entre os trabalhadores por meio de iniciativas como:

  • celebração dos aniversários do mês;
  • comemoração das metas alcançadas pela companhia;
  • eventos de confraternização fora da empresa;
  • promoção de viagens e passeios.

Atividades como essas contribuem com a construção de um clima organizacional mais agradável, eliminando possíveis desigualdades entre os times.

Os colaboradores que não se sentem valorizados

Quando a relação entre empregado e empregador está desgastada, é essencial recuperar a afinidade entre as partes. Isso pode ser feito por meio de gratificações quando o funcionário concluir metas, recompensas pontuais ou elogios pela boa execução do serviço, por exemplo. Mas, para isso, é importante que o chefe esteja sempre atento!

Por fim, todas essas atitudes vão influenciar o ambiente corporativo de maneira positiva. Afinal, com colaboradores motivados e felizes, a realização do trabalho é feita com perfeição e entusiasmo, indo além da obrigação.

O investimento na qualidade de vida dos funcionários certamente trará como recompensa o crescimento dos lucros e diversas outras conquistas para a empresa. E se você gostou do nosso artigo sobre o que é clima organizacional e quer conferir outros conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter!

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2019-06-24T16:38:39+00:00