O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais — mais conhecido como PPRA — é regulado pelo Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9, editada pelo órgão.
Ele é obrigatório para todas as empresas e empregadores que tenham empregados e tem o objetivo de preservar a saúde a integridade física dos trabalhadores com um trabalho de prevenção e antecipação de riscos.
Neste texto, explicamos o que é PPRA, sua importância e como implantá-lo na empresa. Confira!
Qual é a importância do PPRA?
Como vimos, o PPRA tem o objetivo principal de realizar a prevenção e a antecipação de riscos no ambiente de trabalho, protegendo a saúde e a integridade física de todos os trabalhadores daquela área.
Ele é fundamental para evitar acidentes e doenças típicas daquele ambiente de trabalho, por isso, é muito importante tanto para os trabalhadores quanto para o empregador, que preservará a saúde de seus funcionários.
Além disso, a implantação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores que tenham, pelo menos, um empregado. Quando essa norma não é respeitada, pode haver cobranças de multas pela fiscalização trabalhista e, até mesmo, o embargo das atividades em casos mais graves.
Quais são os benefícios de implantar o PPRA?
Além de saber o que é PPRA e sua importância, é relevante conhecer os benefícios que ele traz, além do respeito às normas trabalhistas. Acompanhe!
Evitamento de acidentes de trabalho
Como o PPRA atua como uma maneira de antecipação e prevenção de riscos, ele evita que ocorram acidentes de trabalho dentro da empresa, trazendo mais segurança para os empregados. Por fazer uma avaliação detalhada do ambiente, permite uma análise dos riscos já existentes e dos que podem surgir no futuro.
Melhora da saúde e do bem-estar dos colaboradores
Os riscos ambientais também podem causar prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças respiratórias, má postura e outros problemas comuns pela falta de ergonomia ou medidas de proteção. O PPRA tem o papel de prevenir todas essas ocorrências, visando à adequação do local de trabalho e à promoção de treinamentos ou palestras sobre o assunto.
Melhora do clima organizacional
Todas essas vantagens ajudam também a melhorar o clima organizacional: trabalhadores que se sentem seguros e bem tratados pela empresa têm uma melhor qualidade de vida e mais dedicação ao trabalho.
Como é possível implementar o PPRA na organização?
Para implementar o PPRA na empresa, o responsável deve contratar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou um profissional que tenha treinamento e capacitação na área, como um engenheiro do trabalho.
Ele cumprirá as etapas determinadas pela NR 9 e implementará, elaborará e avaliará o PPRA de acordo com a realidade da empresa, com a finalidade de se precaver de todos os possíveis riscos ambientais.
Agora que você já sabe o que é PPRA, que tal providenciá-lo para implementar as medidas de segurança na empresa? O investimento na saúde dos empregadores é essencial para o sucesso do negócio.
Conseguiu entender melhor sobre o PPRA e a sua importância para os empregados e para a empresa? Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência, não deixe de comentar aqui no post!