A prática de atividades físicas e o interesse pelo esporte vêm crescendo a cada dia. Esse fenômeno se deve, principalmente, aos benefícios de uma vida saudável e ao bem-estar que ela proporciona ao corpo.
Nesse sentido, a organização de eventos esportivos — como corridas, ciclismo, natação etc. — segue o mesmo rumo e tem chamado a atenção de grande parte do público, composto não só por atletas, mas também por praticantes comuns de atividades ou pelo mero telespectador.
Esse tipo de celebração requer planejamento com antecedência, organização e uma série de fatores a serem observados.
Quer saber mais sobre como criar um evento esportivo de sucesso? Nós vamos explicar como isso é possível. Então, continue a leitura!
Escolha um local adequado
O local pode variar conforme o tipo de esporte. Ciclismo e corrida, por exemplo, exigem a presença de uma pista adequada e não apenas adaptada de última hora. Proporcione um lugar com uma boa infraestrutura e que ofereça segurança, tanto para o atleta quanto para o público, e equipamentos próprios para cada tipo esportivo.
Escolha locais amplos, protegidos contra o sol, com lugares para sentar e confortáveis para que todos os presentes se sintam acolhidos.
A depender do local, será necessária uma autorização da autoridade competente ou de um clube ou agremiação. Maratonas de rua em uma determinada cidade necessitam de comunicação e autorização da prefeitura, por exemplo. Por isso, certifique-se sobre as exigências legais e burocráticas para não correr riscos de ter o evento cancelado.
Busque patrocinadores
Os patrocinadores são uma ótima alternativa para os organizadores de eventos que não dispõem de recursos suficientes para investir nesse tipo de celebração.
Por isso, procure um patrocínio. Observe empresas do ramo esportivo — como fornecedores de suplementos alimentares, fabricantes de roupas esportivas etc. — e fique de olho nessas marcas.
Você pode começar se apresentando e conversando com essas empresas e, então, mostrar a importância do seu trabalho para a organização de eventos esportivos.
Tenha bons fornecedores
Os fornecedores são uma etapa essencial no fornecimento de mercadorias e na gestão de estoque. Tenha em mente que deve ser escolhido o negócio que apresentar o melhor custo-benefício.
Para isso, tenha uma lista com os possíveis fornecedores e vá analisando as condições que cada um oferece até chegar à opção que tenha, ao mesmo tempo, a melhor estratégia e o orçamento que se encaixa no seu bolso.
Divulgue o evento
Sem divulgação, dificilmente, as pessoas interessadas terão ciência do evento. Por isso, você deve espalhar a notícia nos meios de comunicação em que, de preferência, esteja o seu público. Se for um campeonato de musculação, distribua flyers ou confeccione banners para serem entregues em academias, por exemplo.
Hoje em dia, sabemos que a internet tem um poder de alcance muito alto. Assim, uma ótima ideia é criar blogs, sites ou perfis e páginas em redes sociais e divulgar o evento ali.
Fique atento à segurança
A segurança também envolve preocupações, como o estado de conservação do campo, da pista e das arquibancadas, a capacidade de lotação, a presença de uma equipe médica, a existência de extintor de incêndio e de saídas de emergência etc.
Além disso, a realização de eventos — sejam eles grandes ou pequenos — exige a presença de uma equipe de segurança. Esses profissionais precisam ser ágeis caso haja algum contratempo e são responsáveis por garantir a celebração pacífica e evitar a ocorrência de tumultos e crimes.
A organização de eventos esportivos é uma boa oportunidade para oferecer experiências diferenciadas, como a distribuição de lanches fit, massagens, toalhas etc. Apesar de nem todo mundo curtir atividade física, o ambiente acolhedor feito para atrair a maioria das pessoas costuma agradar diversos tipos de público.
E aí, está preparado para organizar um evento esportivo de sucesso? Siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram — e fique por dentro de matérias exclusivas!