Estresse no trabalho: o que a empresa pode fazer a respeito?

O estresse no trabalho é uma doença que exige atenção das empresas. Ele pode ser desencadeado por diversos fatores, por exemplo: cobranças excessivas, jornadas muito intensas ou dificuldades no relacionamento com colegas.

Esse é um problema grave, pois afeta a qualidade de vida do trabalhador, com reflexos no bem-estar físico e psicológico. Além disso, o estresse pode desencadear outras doenças, como depressão, hipertensão, gastrite e cardiopatias.

Porém, a empresa pode tomar algumas medidas para evitar o estresse no ambiente de trabalho. Quer saber quais são elas? Continue a leitura deste post e aprenda!

Ofereça condições favoráveis de trabalho

O ambiente de trabalho é um dos principais fatores que influenciam na saúde e no conforto dos empregados. Cadeiras e mesas desconfortáveis, espaços desorganizados e o excesso de rigidez ao lidar com os empregados aumentam o estresse no dia a dia.

Portanto, invista em um lugar adequado, com um bom mobiliário, iluminação adequada e, dependendo do perfil da empresa, uma decoração descontraída. Também é necessário trabalhar com os líderes, para que eles evitem atitudes causadoras de estresse e saibam como incentivar os empregados, mantendo um bom clima organizacional.

Incentive o trabalho em equipe

Quando o clima entre os empregados é de muita competitividade, os relacionamentos podem ficar desgastados e gerar situações desconfortáveis, como atritos e discussões. Por isso, é importante que o empregador incentive o trabalho em equipe, mostrando a importância da colaboração entre os empregados para ter bons resultados.

A união da equipe melhora a interação dos funcionários, fazendo com que eles troquem conhecimentos e experiências. Isso auxilia na construção de um bom relacionamento entre os empregados, fator que pode ajudar na redução do estresse no trabalho.

Treine os funcionários

O treinamento dos funcionários tem o objetivo de ensinar boas práticas para o ambiente, identificar situações abusivas e aprender a lidar com diversas questões comuns no dia a dia, como a ginástica laboral, ensinando alguns exercícios que ajudam a relaxar, manter uma boa postura e evitar dores causadas pelo trabalho.

Para quem exerce cargos de liderança, as capacitações ajudam a aprender como delegar tarefas, cobrar resultados, dar feedbacks e receber retornos dos funcionários da melhor forma, colaborando com a manutenção de um clima agradável no local de trabalho.

Ofereça massagens relaxantes

Você sabia que é possível oferecer massagens relaxantes para os seus empregados? Essa é uma ótima prática para aliviar o estresse e trazer outros benefícios para os funcionários. Isso pode ser feito com a contratação de especialistas que se deslocam até a empresa ou, até mesmo, por meio de convênios com os profissionais para ofertar o serviço aos seus empregados.

De qualquer forma, os trabalhadores poderão usufruir de todas as vantagens que esses momentos relaxantes proporcionam, o que demonstrará que a empresa valoriza a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Em geral, as medidas para reduzir o estresse no trabalho são implementadas pelos próprios gestores, mas é preciso conscientizar os funcionários sobre o tema. O engajamento de todos é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho agradável e para identificar as melhores formas de solucionar o problema.

Gostou do conteúdo? Se você quer aprender mais sobre o assunto, aproveite para conhecer os benefícios da massagem relaxante no ambiente de trabalho!

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2019-06-19T09:18:54+00:00