Descubra por que investir em um programa de qualidade de vida!

Quem administra um negócio já deve ter ouvido sobre a importância de ter um programa de qualidade de vida para os colaboradores. São medidas que buscam dar atenção à saúde física e psicológica dos empregados, conciliando as demandas da empresa às necessidades individuais dos trabalhadores.

Porém, mesmo com a conscientização cada vez maior a respeito da importância desses programas, muitos empregadores ficam relutantes em investir nessa iniciativa, por não entenderem de que forma beneficia a empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre por que investir nessa estratégia, continue a leitura deste post e entenda as vantagens que ela proporciona!

Aumento da satisfação dos empregados

Um dos benefícios mais importantes é o aumento da satisfação dos empregados com a empresa. Quando o empregador investe na qualidade de vida dos colaboradores e toma medidas para melhorar as condições de trabalho, o clima organizacional fica mais agradável.

Isso faz com que eles fiquem mais satisfeitos por trabalharem na empresa, refletindo em diversos fatores. Por exemplo, um empregado que está feliz ao desempenhar sua função refletirá isso no atendimento ao cliente e ao lidar com outros colaboradores.

Desse modo, a interação entre toda a equipe, assim como a dos funcionários com terceiros, clientes ou fornecedores, torna-se mais agradável, garantindo uma comunicação interna mais fluida e um atendimento de qualidade.

Redução dos gastos com faltas e absenteísmo

A melhor qualidade de vida tem impactos diretos na saúde dos empregados, o que reduz os afastamentos do trabalho por causa de doenças. Por exemplo, a falta de ergonomia pode causar diversas lesões no trabalhador, enquanto esforços excessivos e o estresse causado resultam em problemas psicológicos.

Vale lembrar que empregados sem motivação tendem a faltar mais ao trabalho, fazendo com que qualquer situação justifique a ausência ou o atraso. Ao diminuir essas ocorrências, a empresa também reduz as despesas decorrentes dos períodos de atestado médico ou do pagamento de horas extras e da contratação de outros colaboradores para cumprir todas as tarefas pendentes.

Melhora da produtividade dos colaboradores

Empregados satisfeitos ficam mais engajados com o seu trabalho, o que aumenta a produtividade e faz com que eles produzam com mais qualidade. Desse modo, a empresa melhora o seu desempenho no mercado e aumenta a lucratividade.

Além disso, com menos afastamentos devido a doenças, os processos da empresa fluem mais facilmente, sem atrasos decorrentes da falta de colaboradores disponíveis. Assim, o programa de qualidade de vida é um ótimo investimento para melhorar os resultados do negócio.

Auxílio na retenção de talentos

Contando com empregados mais satisfeitos e com melhor produtividade, é possível reduzir as taxas de turnover, mantendo os colaboradores contratados por mais tempo.

Essa é uma ótima ferramenta para a retenção de talentos, pois os empregados se sentem mais valorizados e acolhidos pela empresa. Portanto, invista em programas, com a conscientização dos colaboradores sobre a importância da qualidade de vida e medidas de incentivo, como ginástica laboral e quick massage.

Com todos esses benefícios, investir em um programa de qualidade de vida também garante um diferencial para a sua empresa, fazendo com que ela se destaque entre a concorrência e mostre para o público a valorização de seus colaboradores.

Gostou deste conteúdo? Para acompanhar outros assuntos como esse, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades. Estamos no Facebook e no Instagram!

Converse conosco e saiba mais como tornar o seu evento mais agradável

2019-07-12T09:55:23+00:00