Conheça as 5 doenças que mais causam afastamento do trabalho

A lei equipara o direito dos empregados afastados em decorrência de doenças ocupacionais com aqueles que foram vítima de acidentes. Nesse cenário, as doenças ocupacionais são a principal causa de ausência e afastamento do trabalho.

Essa situação pode ser desencadeada por diversos fatores principalmente pelas condições do ambiente de trabalho e pelo exercício das funções de maneira repetitiva e por um longo período.

Além de ser um fato preocupante para o trabalhador, também gera reflexos negativos para as empresas, resultando em gastos excessivos e levando à necessidade de adotar estratégias para reduzir essas ausências. Nesse sentido, nada melhor do que conhecer essas doenças mais a fundo com o intuito de começar a se prevenir desde já.

Por isso, nesse artigo você vai conhecer quais são as principais doenças que mais causam afastamento do trabalho. Confira!

1. Dor nas costas

A dor nas costas é causada pela postura incorreta por muito tempo. Muitos empregados, que trabalham sentados, não têm o hábito de se sentar adequadamente ou, ainda, as poltronas e cadeiras oferecidas pela empresa têm um formato anatômico inadequado.

Isso pode ser resolvido com a conscientização dos funcionários no sentido de policiarem a própria postura com frequência e, ainda, com o estímulo à empresa para a compra de assentos adequados, que deixam as costas retas e com a coluna bem esticada.

2. Problemas lombares

Os problemas de coluna mais comuns são a hérnia de disco e a escoliose por exemplo. O aparecimento dos seus sintomas são bem comuns em empregados que movimentam a região do tronco com regularidade e levantam peso excessivo. Somado a isso, eles têm uma postura errada, estão sedentários ou com sobrepeso.

Uma maneira de prevenir essa doença é se exercitar com frequência, diminuir o peso e contratar serviços de massagens para os funcionários. Além disso, cargas muito altas devem ser evitadas — o ideal é fracioná-las.

3. Problemas de estresse

O estresse na rotina de trabalho pode desencadear doenças psicológicas como a depressão e ansiedade, levando funcionários a se afastar do ambiente por incapacidade de executar suas funções.

A principal causa é o excesso de tarefas, chefes e clientes muito exigentes e colegas que pouco colaboram. Nesse caso, é essencial ter acompanhamento psicológico.

4. Lesões no joelho

O joelho é uma articulação forte, mas que também sofre com os movimentos do corpo, uma vez que carrega grande parte do nosso peso, em especial, no caso de empregados que carregam altas cargas de maneira inadequada e estão com sobrepeso ou obesidade.

Nesses casos, é recomendado seguir as recomendações ergonômicas, fazer exercícios de fortalecimento das articulações e reduzir o peso.

5. Doenças coronárias

Os problemas cardíacos podem ser desencadeados por fatores genéticos, ingestão de alimentos gordurosos, fumo e falta de exercícios físicos. Contudo, os seus sintomas podem se agravar nos casos em que o profissional é exposto a estresse constante no ambiente de trabalho.

Esses são apenas alguns exemplos de doenças que geram afastamento do trabalho. É muito importante realizar programas de qualidade, com o objetivo de conscientizar os funcionários e fazer a prevenção do aparecimento de sintomas relacionados às doenças ocupacionais.

Uma boa estratégia pode ser investir nos serviços de profissionais que oferecem massagem relaxante, além de, oferecer acompanhamento psicológico com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários

Entendeu como evitar os problemas que causam afastamento de trabalho? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber conteúdos exclusivos!

Converse conosco e saiba mais como tornar o seu evento mais agradável

2019-05-07T08:14:28+00:00