O bom desempenho dos funcionários na empresa é fundamental para o seu crescimento econômico. Do mesmo modo que a prática regular de exercícios físicos é importantes para a saúde e o desenvolvimento emocional do trabalhador, promovendo assim o ânimo e mais disposição.
Portanto, investir na saúde dos seus colaboradores é uma opção que trará melhora no rendimento organizacional. Pois, os ambientes de trabalho tensos e com constante pressão tendem aos resultados mais baixos, graças ao psicológico do funcionário abalado, afetando de forma negativa a produção.
Dessa maneira, tentando resolver esse problema e aumentar o lucro do negócio, listamos abaixo os tipos de ginástica laboral para realizar na sua empresa. Veja!
O que é ginástica laboral?
A ginástica laboral é composta por um grupo de vários exercícios físicos, realizados durante a jornada de trabalho, com a intensão de distrair e assegurar aos trabalhadores mais disposição na execução das atribuições diárias.
Esse modelo de atividade consegue um certo nível de descanso mental, capaz de melhor a produtividade do colaborador proporcionando um ambiente de trabalho agradável. A duração é em média 5 a 15 minutos de alongamentos, controle de respiração e enrijecimento muscular.
Logo, é fundamental o entendimento dos tipos de ginástica laboral para aplicar corretamente na empresa. Por isso, abaixo listaremos as principais atividades para sua empresa.
1. Ginástica laboral preparatória
O significado vem pelo nome, preparação para a atividade laboral do dia a dia. Por isso, é realizada no início da jornada de trabalho.
Os exercícios são de coordenação motora, flexibilidade e resistência para ativar a concentração e o corpo do funcionário logo no início do dia, assim estarão mais dispostos. Essa atividade dura em média de 5 a 15 minutos.
2.Ginástica laboral compensatória
Essa atividade é para evitar desconforto durante o expediente do trabalho, pois muitas vezes, o colaborador sente dores musculares por repetidos esforços de maneira incorreta.
É com os exercícios de alongamento, respiração e postura que aliviará o desconforto tensional do funcionário. Logo, ele não precisará requerer atestado para se ausentar no trabalho evitando possíveis problemas na empresa.
3.Ginástica laboral de relaxamento
A ginástica laborativa de relaxamento é realizada no fim do dia, quando faltar de 10 a 15 minutos para o término do expediente. Ela tem o objetivo de relaxar o ritmo laborativo, reduzindo o estresse do dia, para assim evitar tensões.
O exercício de relaxamento pode ser feito por meio de massagem, meditação e respiração. Essa ginástica laboral reduz estresse e, consequentemente, melhora os relacionamentos de trabalho e familiares, pois o colaborador terá uma relação social mais amigável.
4.Ginástica laboral corretiva
Essa atividade tenta reduzir e combater os efeitos de inadequadas posturas ergonômicas do funcionário. A ginástica laboral corretiva procura o equilíbrio muscular.
A principal função é fortalecer e alongar o músculo fraco com objetivo é distensionar a musculatura. Atividade feita todos os dias por 10 minutos.
Essas foram os tipos de ginástica laboral para sua empresa, agora você já sabe qual é a melhor atividade para beneficiar sua equipe e deve ser praticada com frequência.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja os benefícios da massagem relaxante no ambiente de trabalho.