A ergonomia no trabalho estuda a relação das pessoas com as atividades exercidas, com o objetivo de melhorar as condições em que o serviço é prestado e garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores. Para tratar do assunto, foi elaborada a Norma Regulamentadora (NR) nº 17, estabelecendo parâmetros que devem ser observados pela empresa, visando a proporcionar conforto, segurança e um desempenho eficiente aos funcionários.
No entanto, você sabe quais são as regras de ergonomia previstas pela NR 17? Conhecê-las é fundamental para adequar a empresa, atender à legislação trabalhista e aproveitar todos os benefícios que isso proporciona. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura deste texto!
Regras de ergonomia no trabalho que a empresa deve seguir
A NR 17 traz diversas regras que devem ser observadas pela empresa no dia a dia, abordando vários aspectos do trabalho. Os principais abordados são:
- levantamento, transporte e descarga de materiais: limites de peso, equipamentos e forma de execução do trabalho;
- mobiliário dos postos de trabalho: altura da mesa, assentos, encosto, entre outros;
- condições do ambiente de trabalho: conforto, iluminação, umidade do ar etc.;
- organização do trabalho: normas de produção, exigências de tempo, ritmo das atividades, conteúdo das tarefas, entre outros aspectos relevantes.
Em geral, elas exigem a adequação de móveis, máquinas e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho sem prejudicar a saúde do colaborador, garantindo uma boa postura e evitando o excesso de esforço ou de movimentos repetitivos sem pausas, que podem gerar lesões e doenças ocupacionais.
Implementação da ergonomia na empresa
O ponto de partida para implementar as normas de ergonomia é fazer um trabalho de identificação de problemas. Um diagnóstico completo a respeito das condições da empresa, abordando todos os aspectos da NR 17, é fundamental para encontrar os fatores que precisam ser trabalhados.
O próximo passo é a busca por soluções: troca de móveis, aquisição de equipamentos auxiliares e adequação do ambiente para atender às normas de ergonomia no trabalho previstas pela legislação.
Aqui, também é importante trabalhar a conscientização dos funcionários, explicando as melhores práticas e implementando medidas que auxiliem a sua rotina. Por exemplo, pequenas pausas no trabalho para fazer alongamentos e recorrer a massagens são práticas que ajudam o organismo e aumentam o bem-estar.
Benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho
A ergonomia traz benefícios para a empresa e para os trabalhadores. As melhores condições de trabalho proporcionam, para os empregados, algumas vantagens, como:
- mais conforto no trabalho;
- redução do risco de lesões e de desenvolvimento de doenças ocupacionais;
- valorização do seu trabalho;
- menos cansaço e estresse;
- melhora na postura e em outros aspectos da sua saúde.
Como consequência, a empresa aproveita diversos benefícios, que impactam na lucratividade e no sucesso do negócio. Veja alguns exemplos:
- redução de afastamentos por doenças;
- atendimento à legislação trabalhista;
- maior motivação dos empregados;
- redução de riscos de demandas judiciais;
- projeção de uma boa imagem da empresa.
Dessa forma, vale a pena investir em medidas de ergonomia no trabalho, com foco na saúde e no bem-estar dos empregados. Invista em móveis adequados, treinamentos e conscientização dos trabalhadores, para que eles adotem as melhores práticas no dia a dia e aproveitem os seus benefícios.
Então, gostou deste post? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail!