A celebração do matrimônio é um evento bastante especial e esperado por muitas pessoas. Para que tudo dê certo e saia conforme o planejado, é importante estar atento a todos os detalhes.
Criar a lista de convidados do casamento é uma dessas tarefas que exige planejamento antecipado e bastante atenção. Afinal, reunir os familiares e amigos nesta data tão é um dos principais desejos dos noivos. E você não quer se esquecer de nenhum ente querido, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos 4 dicas de como elaborar uma lista de convidados do casamento. Confira!
1. Faça a lista com antecedência
Pensar em quem você quer, de fato, convidar é uma das etapas iniciais do planejamento da cerimônia. Geralmente, a lista começa a ser organizada com, pelo menos, seis meses de antecedência.
Dessa forma, você tem tempo suficiente para se lembrar de todo mundo e não corre o risco de se esquecer de chamar um amigo querido, mas que mora distante, por exemplo. Também podem aparecer pessoas para serem convidadas de última hora.
É a partir da definição da quantidade de convidados que serão organizados outros preparativos, como o local da cerimônia, número de lembrancinhas, volume do buffet etc. Além disso, você se planeja melhor financeiramente, uma vez que o orçamento disponível deve estar de acordo com o número de convidados.
2. Convide por motivos de afinidade e laços efetivos
Vá colocando o nome dos convidados conforme os laços de parentesco e grau de afinidade. Dessa forma, as pessoas mais próximas e que costumam participar da sua vida de forma mais efetiva devem ser incluídas primeiramente.
Depois, vá incluindo nomes de parentes não tão próximos, mas que são especiais. Até porque, assim, eles não correm o risco de serem esquecidos.
Em seguida, pense na família mais distante e colegas do trabalho. Reflita se essas pessoas realmente são próximas e fazem parte da sua vida. Se a resposta for positiva, não hesite em incluir o nome delas.
Uma boa ideia é dividir os convidados por núcleo, assim você consegue se organizar melhor:
- família;
- amigos próximos;
- parentes distantes;
- colegas de trabalho;
- amigos dos pais etc.
3. Faça perguntas-chave antes de definir quem convidar
Essa medida ajuda a definir qual o grau de proximidade e de importância que a pessoa tem na sua vida. Se ela não participa com frequência dos seus momentos, por que você deveria chamá-la?
Você pode se fazer perguntas do tipo:
- “Com que a frequência que eu falo com essa pessoa?”
- ”Nós costumamos ir na casa uma da outra?”
- “Mantemos contato, pelo menos, em ocasiões especiais como, aniversários e Natal?”
4. Escolha um site especializado
Sites como Felicitous, ZankYou e Icasei fornecem diversas ferramentas que ajudam os noivos a se organizarem. É possível enviar e-mail aos convidados com informações sobre a sua cerimônia, postar fotos do evento em tempo real, compartilhar a lista de presentes, e claro, criar a lista de convidados do casamento.
Como vimos, organizar a lista de convidados do casamento nem sempre é uma tarefa fácil. Ela exige atenção e pulso firme, até porque trata-se de uma das primeiras etapas e dela dependem os demais preparativos. Por isso, fique atento para evitar mal-entendidos e saias justas que possam atrapalhar esse momento único na sua vida.
Este artigo foi útil? Curta a nossa página no Facebook! Sempre postamos novidades e matérias por lá!