Manter o corpo e a mente relaxados é uma necessidade cada vez mais exigida para manter o equilíbrio, aumentar a produtividade e cuidar da saúde. Diante disso, nada melhor do que optar pela massagem, uma terapia milenar que remonta às antigas civilizações orientais.
Atualmente, existem diversos tipos de massagem oferecidos no mercado. Cada uma tem objetivos terapêuticos e estéticos específicos que ajudam a aliviar a tensão e o estresse acumulado no dia a dia.
Pensando nisso, apresentaremos os tipos de massagens mais populares e requisitados. Então, continue a leitura!
Quais são os tipos de massagens mais populares?
1. Massagem relaxante
Como o próprio nome já sugere, essa técnica proporciona uma sensação de relaxamento e de bem-estar. Essa massagem é recomendada para quem sofre de cansaço, estresse, dores musculares, torções, luxações e edemas.
Ela consiste em manobras que são aplicadas em regiões que concentram mais tensão e estresse e, assim, os seus estímulos atuam no sistema linfático liberando substâncias nocivas, e ainda, ajudando a promover a circulação do sangue.
2. Drenagem linfática
Esse tipo de massagem consiste em movimentos suaves feitos em regiões específicas do corpo. Essa técnica promove uma circulação do sangue mais eficiente, além de ajudar a eliminar toxinas e demais resíduos que ficam retidos pelo organismo.
3. Quick Massage
A Quick Massage consiste em movimentos que lembram muito as técnicas orientais do Shiatsu. O cliente fica sentado de uma maneira confortável em uma cadeira ergonomicamente projetada para esse fim e recebe a massagem.
Ela costuma ser oferecida em shoppings e grandes centros comerciais, além de SPAs, eventos empresariais e clínicas de estética.
O seu foco é oferecer relaxamento muscular eficiente e em pouco tempo, até porque, cada sessão de massagem rápida tem uma duração curta, com cerca de 15 minutos.
4. Shiatsu
O Shiatsu ajuda a diminuir a rigidez dos músculos. Suas técnicas consistem na aplicação de pressão dos polegares, palmas das mãos e cotovelos do massoterapeuta sobre o corpo do cliente.
O objetivo é buscar equilibrar os canais meridianos do corpo, considerados os pontos onde fluem as energias. Essa reestruturação previne doenças e auxilia no tratamento de patologias, promovendo a correção da postura, amenizando os sintomas da ansiedade e da insônia e dando uma sensação de bem-estar.
5. Reflexologia
A Reflexologia é realizada em pontos específicos nos nossos pés, pois acreditam que existe ligações entre partes dos corpos. Essa técnica consiste em aplicar pressões sobre esses pontos com o objetivo de prevenir ou auxiliar no tratamento de algum órgão.
Portanto, o massoterapeuta analisa e sente os pés do paciente, com ajuda de cremes ou óleos, para o reconhecimento dos pontos.
Como implementar a massagem no ambiente de trabalho?
Incluir um ambiente para relaxamento e massagens para os funcionários é viável e beneficial para o desenvolvimento da empresa. Pois, saúde e motivação geram dinheiro.
Logo, se o trabalhador se sentir relaxado, sua saúde estará melhor e o desempenho no trabalho se elevará. Ou seja, produção maior é sinônimo de mais vendas e, consequentemente, mais ganhos.
A massagem comprovadamente atenua o absentismo com atestado médico, por esse motivo empresas investem no bem-estar e na saúde dos empregados.
Por isso, a empresa investirá em algo com retorno futuro, que ajudará a prevenir, descobrir e melhorar problemas relacionados a saúde dos empregados. Sabendo disso, o primeiro passo é definir o tipo de tratamento, espaço e atividade de massagem que será aplicado na empresa.
Portanto, procure por clínicas ou massagistas especializados em aliviar tensões de acordo com a atividade laboral da empresa.
Após escolher o tipo de massagem e o espaço na empresa para o relaxamento do funcionário, é importante definir o tempo que cada colaborador usufruirá desse ambiente. Podendo ser todos os dias, uma vez na semana ou de acordo com a necessidade de casa colaborador. Isso será definido a partir da análise da atividade laboral desempenhada e do ambiente de trabalho em geral.
Caso não deseje algo permanente, faça workshops! Leve espaços de massagem para a empresa por algumas horas na semana ou no mês. Assim, os funcionários se dedicarão ao relaxamento durante esse período e consequentemente se sentirão acolhidos e respeitado pelo meio de trabalho.
Contudo, importante dizer que as massagens aliviam o estresse, inchaços, cãibras, melhora os relacionamentos sociais, o funcionamento dos sistemas digestivos, respiratórios e circulatórios.
Logo, melhora a disposição, a rentabilidade, a concentração, a autoestima, o desempenho e, ainda, diminuindo problemas com as dores e tensões musculares. Tudo isso, é um benefício relacionado ao custo, a boa imagem para a empresa e à melhora do estado físico e mental do funcionário.
Por fim, atualmente vivemos em um mundo corrido é cheio de estresses e falta de disposição. Mas, para reverter essa realidade, podemos usufruir de relaxantes como a massagem.
Por isso, é importante para a gestão de uma empresa adotar essa estratégia, pois como já relatado ao longo do artigo, proporcionam uma série de benefícios para a saúde mental e do corpo, aliviando tensão e dores musculares.
Cada empresa poderá adotar as técnicas específicas que variam conforme as necessidades do empregado unitário ou do grupo de trabalhadores. O ideal é procurar um profissional massoterapeuta especializado no assunto para escolher a massagem mais indicada para o seu caso. E assim, todos usufruírem do benefício!
Gostou do nosso artigo sobre os tipos de massagens e como aplicar na sua empresa? Entre em contato e fique sabendo tudo sobre esse assunto.