Aproveitar as datas comemorativas que acontecem ao longo do ano é uma excelente maneira para engajar colaboradores e mostrar que a empresa valoriza seus funcionários. Nem sempre essa tarefa é simples, uma vez que essas ações podem interferir na cultura e na preferência pessoal de cada indivíduo. Por isso, é importante que a gestão da empresa esteja ciente dessas peculiaridades.
O fato é que a interação entre os funcionários em datas especiais é uma maneira de fortalecer o vínculo entre eles e entre eles e a empresa. Nesse cenário, entra a importância do endomarketing. Essa estratégia mantém os colaboradores motivados, engajados e envolvidos nos objetivos da empresa, o que pode melhorar o desempenho.
Neste artigo, vamos apresentar algumas maneiras de aproveitar as datas comemorativas para engajar colaboradores por meio de ações internas. Continue a leitura!
Dia das mães
O dia das mães pode ser usado pelas empresas como uma forma de valorizar as suas funcionárias e demonstrar apreço. Podem ser sorteados kits de beleza, sessões de maquiagem e massagem. Além disso, podem ser oferecidos brindes, como canetas e canecas personalizadas, camisetas e flores, ou então, pode ser organizado um evento ao qual elas possam levar os seus filhos.
Dia dos pais
O dia dos pais pode ser comemorado pela empresa por meio da organização de eventos, como jogos entre os funcionários, partidas de sinuca, xadrez, futebol etc., e da entrega de brindes, como chaveiros, garrafas de vinho, SPA para os pés, dentre outros mimos.
Além disso, pode-se oferecer massagem relaxante, corte de cabelo e de barba, dentre outros agrados.
Natal
O Natal é uma oportunidade para promover a interação da equipe por meio da organização de um amigo oculto. Além disso, a empresa pode investir em ações sociais, estimulando os funcionários a presentear famílias e crianças carentes, ou então, ajudar uma ONG ou instituição de idosos.
Dia do trabalhador
O dia do trabalho é uma data simbólica e importante para todos os funcionários. É um ótimo dia para a empresa demonstrar que se importa com seus trabalhadores, por isso, ela pode investir em sorteios de itens eletrônicos ou até de um carro.
Além disso, por ser um feriado, a empresa pode organizar churrascos em um sítio ou em um parque aquático pelo dia inteiro, por exemplo.
Carnaval
O feriado de carnaval é uma época excelente para aproveitar as táticas de endomarketing. A empresa pode animar os funcionários com brindes divertidos, como máscaras decorativas, serpentinas e chinelos Havaianas, além de promover um concurso cultural de fantasias criativas.
Ademais, pode presentear os colaboradores com um vale folia, ou seja, entradas para uma festa badalada ou um clube tradicional, ou com acessórios de churrasco e caipirinha etc.
As datas comemorativas são uma ótima oportunidade que a empresa tem para valorizar e engajar colaboradores. Essa atitude é uma forma de demonstrar que os empresários reconhecem a importância e estão preocupados com o bem-estar dos seus profissionais. Esse fato, além de contribuir para manter a motivação dos empregados, agrega valor à marca, tornando-a mais bem-vista no mercado.
E aí, gostou de alguma ideia para aumentar a interação e engajar colaboradores? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!